Marca histórica é 45% superior ao mesmo período do ano passado, impulsionada por programa de voos internacionais
Embratur divulgou que, entre janeiro e setembro de 2025, o país recebeu 7.099.237 visitantes de fora, ultrapassando em três meses o recorde anual anterior de 6,77 milhões de turistas.
O recorde inédito foi atingido graças ao incremento de voos internacionais e à estratégia de promoção do Brasil como destino de diversidade e sustentabilidade. Setembro registrou 570.934 chegadas, um crescimento de 28,2% em relação ao mesmo mês de 2024.
“Esse recorde histórico é fruto de um trabalho sério do Governo Federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. Esse número se traduz em emprego, renda e oportunidade em cada canto do país”, comemorou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, “já superamos a meta anual estabelecida no Plano Nacional de Turismo com três meses de antecedência, o que mostra a força do nosso setor e a confiança do mundo no Brasil”.
Entre os principais emissores, a Argentina lidera com mais de 2,7 milhões de visitantes, seguida por Chile (604.786) e Estados Unidos (564.160). Na Europa, França, Portugal e Alemanha somam 537.589 turistas neste período.
O programa de atração de voos internacionais (PATI), implementado em parceria com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, deve adicionar quase 8 milhões de assentos ao mercado até o fim de 2025, um aumento de 80% em relação a 2022.
A Embratur também investe em iniciativas ESG, como a recuperação de corais em Alagoas e a compensação de 1.200 toneladas de CO₂, além de parcerias com bigtechs para inovação digital no setor turístico.
O futuro do turismo brasileiro inclui o fortalecimento do EmbraturLAB de inovação, a promoção via audiovisual em plataformas como Netflix e o fomento de microempreendedores em parceria com o Sebrae, com geração de mais de 114 mil empregos formais apenas no primeiro semestre de 2025.

